5 razões pelas quais você ganhou peso neste inverno

5 razões pelas quais você ganhou peso neste inverno

Mudanças hormonais naturais durante a estação fria, estresse pós-feriado e falta de atividade são todos culpados potenciais para o ganho de peso no inverno.

O inverno é a estação da celebração. Em dezembro, você provavelmente gostava de produtos assados ​​na hora, chocolate quente e bengalas de doces. Em seguida, veio a véspera de Ano Novo, que você pode ter comemorado com canapés tarde da noite e garrafas de espumante. Mais tempo gasto no sofá conforme a temperatura externa despencava provavelmente se seguiu, e agora, você está se arrependendo de não ter se inscrito na academia em 1º de janeiro, afinal.

O ganho de peso no inverno é uma coisa real, de acordo com pesquisa publicada no New England Journal of Medicine (NEJM). Mas quando se trata do alargamento da cintura, isso pode não ser tudo o que está acontecendo. “Há muitos motivos pelos quais o peso de uma pessoa pode flutuar, incluindo genética, comportamento, sinais de apetite e ambiente. Não é algo para surtar ”, diz Ted Kyle , farmacêutico e defensor da saúde em Pittsburgh.

Fatores que afetam seu peso mudarão ao longo de sua vida, diz B. Gabriel Smolarz, MD, o diretor médico da  Novo Nordisk  em Plainsboro, New Jersey. “Você pode ter um sono pior na casa dos trinta, ou mais estresse na casa dos quarenta e cinquenta”, diz ele. “Essas coisas podem afetar a maneira como você ganha ou perde peso ao longo do tempo.”

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E o simples fato de ser mulher aumenta a probabilidade de flutuação do seu peso. “Os ciclos menstruais e a gravidez podem resultar em flutuações tanto para cima quanto para baixo no peso”, observa Alicia Blittner, RDN , nutricionista em Mamaroneck, Nova York. 

Se o ganho de peso for uma preocupação, vale a pena consultar um profissional de saúde que entenda como a fisiologia humana regula o peso corporal, diz Kyle. “Em particular, os médicos da medicina da obesidade certificados têm as credenciais para mostrar que têm esse conhecimento. Depois de descobrir como seu próprio corpo funciona, você pode começar a descobrir como lidar com [o ganho de peso] de uma forma saudável. ”

E se servir de consolo, “equilibrando esses fatores está a possibilidade de que o inverno pode ativar algo chamado gordura marrom para queimar mais energia”, acrescenta ele, uma noção que é apoiada por  pesquisas .

Se você ainda está pensando que suas festividades de inverno podem ter sido responsáveis ​​pelo peso extra indesejado, continue lendo sobre os possíveis culpados – além do que fazer para alterar esses números na balança.

1. Você se entregou um pouco demais nas festas de fim de ano

Você sente que consumiu todos os biscoitos de açúcar e bebeu toda a gemada em dezembro? “[Embora] todos nós saibamos sobre a pressão para comer durante as férias de inverno, a questão do ganho de peso no inverno realmente varia de pessoa para pessoa”, diz Kyle. Na verdade, a pesquisa mencionada no NEJM revela que a maioria das pessoas só ganha cerca de meio quilo entre setembro e março. “Isso é um pouco menos do que as pessoas presumem”, diz Kyle. “Mas, ao longo da vida, o ganho de peso no inverno pode aumentar se você ganhar meio quilo a cada ano.”

Solução

As mesmas ações que podem ajudá-lo a manter seu peso podem ajudá-lo a perder o ganho de peso no inverno. “A pesquisa descobriu que o ganho de peso pode ser combatido por um comportamento relacionado à manutenção do peso, como a auto-pesagem e a inscrição em programas de monitoramento de peso”, diz Blittner.

Se o seu local de trabalho oferece WW (anteriormente Weight Watchers) ou um programa de bem-estar corporativo , considere experimentá-lo. Em um estudo publicado em junho de 2019 na Nutrition and Health , funcionários do governo estadual inscritos em um programa de prevenção de ganho de peso de 10 semanas perderam cerca de dois quilos em média. O programa incluiu automonitoramento, pesagem e um desafio de equipe.

Trabalha por conta própria ou não tem este tipo de programa disponível? Encontre colegas de treino e alimentação saudável em sua área por meio de grupos como o Meetup . Apenas certifique-se de se pesar na mesma hora do dia e usar roupas semelhantes se estiver se automonitorando. E você sempre pode se inscrever em seu próprio desafio de perda de peso por meio do HealthyWage .

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2. Mudanças hormonais de inverno fizeram com que seus sinais de fome se tornassem Haywire

“À medida que envelhecemos, pode ficar cada vez mais difícil perder peso, e muitos de nós acabamos ganhando peso em vez disso”, diz Patricia Bannan, RDN , especialista em alimentação saudável em Los Angeles. Adultos de meia-idade tendem a ganhar cerca de 1 a 2 libras por ano, de acordo com pesquisa do Departamento de Saúde e Agência de Serviços Humanos dos Estados Unidos para Pesquisa e Qualidade em Saúde. “Isso pode vir de mudanças hormonais normais que aparecem com a idade, como quedas de estrogênio em mulheres e menor testosterona em homens ”, diz ela. “Nosso metabolismo também começa a desacelerar à medida que envelhecemos, o que pode levar ao ganho de peso.”

E não são apenas os hormônios relacionados à idade que podem levar ao ganho de peso. “A pesquisa  mostrou que os níveis de melatonina , o hormônio responsável pelo nosso ciclo de sono-vigília, bem como o aumento do apetite, são até 80% maiores no corpo durante o inverno”, diz Bannan. O sono interrompido pode aumentar o apetite, o que pode contribuir para uma maior ingestão de alimentos com alto teor calórico e para uma maior chance de ganho de peso, acrescenta ela.

Solução

Se você suspeita que seu ganho de peso é devido a mudanças hormonais, você pode não conseguir lidar com isso sozinho. “O IMC de uma pessoa , ou índice de massa corporal , pode indicar se alguém é classificado como obeso”, diz o Dr. Smolarz. “A obesidade pode afetar muitos aspectos do bem-estar físico e emocional de uma pessoa e está ligada a mais de 50 outras condições de saúde. Portanto, uma abordagem de tratamento completo – incluindo planejamento de refeições saudáveis, aumento da atividade física , consultas com seu médico sobre peso e saúde, um nutricionista registrado e outros profissionais de saúde – é recomendada. ” Você pode encontrar um nutricionista nutricionista registrado em sua área usando a ferramenta “encontre um especialista” em Eatright.org.

Tentando obter mais e melhor sono ? Use seu Fitbit ou um produto como o Hello Sense para monitorar seu sono e obter uma linha de base. Em seguida, faça modificações, se necessário – como adicionar cortinas de escurecimento, máquinas de ruído branco e ventiladores para tornar o ambiente mais confortável. Se nada ajudar, talvez você precise consultar um especialista em sono.

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3. O estresse do feriado contribuiu para o seu ganho de peso no inverno

Todos nós já passamos por isso: há uma calmaria nos feriados (graças a Deus!) Com o trabalho – e então, em janeiro, voltar ao escritório ou mandar seus filhos de volta à escola pode ser agitado. “Altas quantidades de estresse, juntamente com a falta de sono, são uma receita para aumentar os hormônios do estresse no corpo – ou seja, cortisol e adrenalina ”, diz Bannan. “Por sua vez, esses hormônios parecem aumentar a quantidade de gordura visceral, também conhecida como barriga, que seu corpo armazena.”

Tem um trabalho estressante? É como se as forças estivessem trabalhando contra você quando se trata de peso. Quando confrontadas com uma carga de trabalho muito exigente, as mulheres podem ter mais chances de ganhar peso, de acordo com um estudo publicado em dezembro de 2018 nos Arquivos Internacionais de Saúde Ocupacional e Ambiental .

Solução

“Encontrar uma rotina de controle do estresse como ioga ou meditação – bem como priorizar o sono desligando os aparelhos eletrônicos e planejando dormir de sete a nove horas todas as noites – pode ser útil”, diz Bannan.

Experimente um aplicativo de meditação como o Insight Timer , que é gratuito na App Store e no Google Play , ou Headspace , que custa US $ 12,99 por mês e está disponível para download na App Store e no Google Play .

A meditação em grupo e as aulas de ioga também são úteis. O aplicativo Mindbody , que também é gratuito na App Store e no Google Play , pode ajudá-lo a encontrar aulas de ginástica em grupo locais.

Precisa de mais mãos do que isso? Encontre um instrutor que irá até sua casa, por meio de um site como o Thumbtack ou um aplicativo como o Priv (disponível gratuitamente na App Store e no Google Play ).

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4. Seu nível de atividade atingiu o fundo do poço – e permaneceu lá

Depois de meses assistindo a filmes Hallmark perto da lareira, você pode ter se acostumado a menos atividade do que o normal. “Faz mais frio no inverno, o que significa que as pessoas geralmente são menos ativas e queimam menos calorias”, diz Smolarz. Exercício freqüente cai para seu ponto mais baixo no ano, em dezembro, de acordo com a Gallup Healthways e 2.011 levantamento . Além dos exercícios planejados, a atividade física também pode diminuir durante o inverno. “Especialmente para pessoas que vivem em climas mais frios, as pessoas têm menos probabilidade de caminhar ou andar de bicicleta em lugares”, observa Angie Asche, RD , nutricionista esportiva em Lincoln, Nebraska. “Também pode se tornar mais difícil ou menos atraente fazer caminhadas ao ar livre durante a hora do almoço.”

Solução

“A atividade física pode ser parte integrante da sua rotina de inverno”, diz Smolarz. “Você pode ser ativo mesmo quando está frio lá fora, sendo um pouco criativo e encontrando coisas dentro de sua própria casa – como escadas, pesos, esteira ou ioga.”

Não está se sentindo super automotivado? Transmita aulas de ginástica para sua casa por meio de um aplicativo como o H3 On Demand , que oferece de tudo, desde HIIT a ioga em uma série de serviços de streaming e aplicativos móveis. Ou experimente o Burn , que o orienta em exercícios de 28 minutos a partir de US $ 3,99 por mês. Você também pode investir em jogos ativos como Ring Fit Adventure para Nintendo Switch ou BOXVR para PS4. Você vai passar o tempo enquanto se move, fica suado e se diverte.

Além disso, certifique-se de usar calçados adequados para que as etapas não sejam uma tarefa árdua. Tênis são importantes para se exercitar e se locomover, e sapatos sociais confortáveis ​​também são essenciais. Sole Bliss , por exemplo, é uma marca de calçados com sede no Reino Unido que foi lançada recentemente nos Estados Unidos. Os sapatos são especialmente projetados para fornecer mais almofada – eles são feitos de espuma de memória e têm um painel elástico para joanetes .

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5. Você desistiu daquelas resoluções de ano novo

Suas resoluções envolviam alimentação saudável? Essas intenções podem cair no esquecimento em meados de janeiro. “Um estudo descobriu que, embora as pessoas tivessem as melhores intenções de cumprir as resoluções de Ano Novo de comer mais saudável, suas compras de mantimentos não refletiam essas intenções”, disse Blittner. Noestudo, publicado em dezembro de 2014 na PloS One, as compras de alimentos menos saudáveis ​​permaneceram nos níveis do feriado – embora as vendas de alimentos saudáveis ​​tenham aumentado 29 por cento após a temporada de férias. “O resultado, e a causa potencial para o fenômeno do ganho de peso no inverno, foi que as vendas de alimentos menos saudáveis ​​permaneceram nos níveis do feriado em janeiro, em uma comparação dólar a dólar”, diz Blittner. “Uma vez que os itens mais calóricos estavam na dieta das pessoas, elas permaneceram lá.”

O motivo pelo qual esses quilos extras aparecem pode ser o que você não está comendo. “As pessoas podem estar reduzindo a ingestão de produtos frescos nos meses de inverno”, diz Asche. Os americanos comem menos frutas e vegetais nos meses de inverno, de acordo com a pesquisa da Gallup and Healthways.