Design UX e UI

Os clientes sempre esperam encontrar produtos que lhe proporcionem uma boa e tranquila experiência, sem muitos enfeites mas que tenha o necessário para ser fácil de ser entendido e bem usado. A partir dessa necessidade surgiu o design UX e UI.

Mesmo sendo termos parecidos, eles são diferentes um do outro. Se você confunde ou não sabe o que são design UX e UI, nós preparamos esse artigo para você.

Diferença entre design UX e UI

 

O que é UX?

A sigla UX refere-se ao termo User Experience. Este processo consiste no aprimoramento da satisfação do cliente melhorando a usabilidade, a facilidade de uso e o prazer vindo da interação com o produto.

O processo de User Experience pode ser aplicado a qualquer tipo de produto, seja ele digital ou não, pois este processo engloba qualquer interação do cliente, e do cliente em potencial,  sempre com a finalidade de otimizar a experiência com a empresa e seus serviços.

Um projeto de UX de sucesso deve ter início e fim regidos com pesquisas através de testes com o produto, experiências pessoais, estudos étnicos e análise de dados. Também deve ter uma interação natural e contínua com as pessoas.

Com o crescimento e desenvolvimento do meio digital, o Design UX é utilizado na criação de sites, softwares e aplicativos. Por tanto, o UX Designer deve entender e ter uma visão de como são os usuários. O profissional de design deve estar envolvido com o processo de pesquisa, teste, desenvolvimento, e protótipos do teste para resultados melhores. Devem ser consideradas questões como comportamento, atitudes, expectativas, desejos ocultos e modelos mentais dos usuários.

Se você estiver interessado em retornos positivos, e que seus clientes tenham experiência agradável com o uso de seus serviços ou produtos, o UX Designer é perfeito para ser usado em sua empresa.

 

O que é UI?

A sigla UI vem do termo User Interface, que significa como o usuário e o sistema de computador, como dispositivos de entrada e softwares, irão interagir. O UI Design produz a apresentação gráfica e visual do produto e o meio pelo qual o usuário interagirá com a plataforma. Em outros termos, UI Design é um campo digital, que deve guiar o usuário pela interface de um produto por elementos interativos, como botões e menus.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência user-friendly, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao utilizador. Sua função é essencial para qualquer interface digital e é uma peça fundamental para gerar confiança na marca.

 

O UX no seu projeto

O uso do UX Design em seu projeto traz vários benefícios. Veja 6 motivos:

  1. Economiza dinheiro

Muitas empresas estão percebendo que investir no UX Design evita gastos com problemas de usabilidade. Quando o UX Design não é utilizado, podem ocorrer manutenções e redefinições de design que são caras e não tão eficientes.

Robert Pressman, um reconhecido engenheiro de softwares, escreveu sobre UX em seu livro “Engenharia de Sofwares – Uma Abordagem Profissional”. Segundo ele, para cada dólar gasto para resolver um problema durante o design de um produto, $10 seriam gastos no mesmo problema durante o desenvolvimento e $100 ou mais se o problema tiver que ser resolvido depois do produto ser lançado.

Então para cada dólar investido na facilidade de uso teríamos um retorno de $10 a $100. Esses números são apenas para compreender o pensamento de Pressman, já que há variações de produto em produto.

  1. Criação do produto certo desde o início

O UX Design ajuda a criar o produto certo desde o começo, pois o produto é pensado de forma natural para se adequar aos consumidores. São feitos testes desde o início do projeto para compreender as necessidades fundamentais do consumidor. Isto evita gastos extras porque cria o produto certo desde o primeiro momento por ter levado em consideração as informações que foram devidamente coletadas e processadas para o desenvolvimento do produto.

  1. Aumento da conversão

O uso de pesquisas e informações darão dimensões para compreender como melhorar taxas de conversão. Você encontrará problemas que acontecem com seus usuários, onde se perdem, seus descontentamentos, e onde estão tendo dificuldades para entender suas ofertas. Isto lhe dará o conhecimento para criar soluções e mudanças mais efetivas para impactar nas conversões.

  1. Melhora o auto-atendimento

Um site que proporciona um bom autoatendimento é ótimo, os clientes frequentemente preferem este tipo de serviço e você gastará menos com serviços de call-center. Designs que pensam sobre o autoatendimento ajudam a economizar e a tornar o site mais efetivo.

  1. UX é importante para o SEO

Sites que proporcionam uma boa experiência para o usuário tem o benefício de serem melhores posicionados nos resultados de pesquisa do Google. Este é um fator de posicionamento que o Google leva em conta para seu ranqueamento.

  1. Fidelização de clientes

Para ser um projeto de sucesso, é preciso a aprovação dos usuários. Quando o usuário tem uma experiência agradável com sua empresa ou produtos, sua empresa vai se destacar da concorrência. Investir tempo e dinheiro em UX ajudará a construir uma imagem positiva que resultará na fidelização dos seus clientes.

Design UX e UI

 

Fontes:

Design UX e UI:

http://www.creativebloq.com/web-design/why-ux-not-about-design-91516534

https://careerfoundry.com/en/blog/ux-design/the-difference-between-ux-and-ui-design-a-laymans-guide/

Benefícios UX:

http://www.nomat.com.au/6-benefits-ux-design/

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