A maior rede social do mundo, o Facebook, é uma caixinha de oportunidades para empresas que desejam alcançar seu público. Dos 2 bilhões de usuários dessa rede social, 91 milhões são brasileiros. Em 2013, Leonardo Tristão, o diretor-geral da empresa no Brasil, afirmou que o Brasil é o segundo país no mundo no rank em acessos diários, ficando atrás somente do Estados Unidos. 

 

Para pessoas, o Facebook é uma rede social. Mas para empresas, ele é um veículo de mídia de grande alcance, com a possibilidade de uma alta segmentação através de anúncios, cálculo de ROI e é um canal que ajuda a construir um relacionamento de proximidade com o público. Então, por que e como desenvolver o marketing da sua empresa no Facebook?

 

O Facebook é um veículo de mídia de grande alcance, com a possibilidade de uma alta segmentação através de anúncios, cálculo de ROI e é um canal que ajuda a construir um relacionamento de proximidade com o público. 

 

Por que fazer marketing no Facebook?

 

O Facebook proporciona muitos recursos para você alavancar suas vendas.

 

1. Awareness

O Facebook permite que você se torne uma referência para o seu cliente ao aumentar o reconhecimento da sua marca.

 

2. Geração de valor

As pessoas buscam interagir com quem tenha valor agregado para complementar sua experiência. Isto gera fidelização e proximidade do cliente com a sua marca.

 

3. Aumento de tráfego para o site

O Facebook pode servir como uma ponte para levar o cliente até o seu site. Ao gerar conteúdo relevante para o seu cliente, interagir com ele e continuar o diálogo, você induz o seu cliente a clicar nos seus links.

 

4. Social Commerce

É possível transformar sua página em uma loja virtual com o uso de pluggins. Assim, você alia sua produção e divulgação de conteúdo ao alcance da sua loja.

 

Como sua empresa pode fazer marketing no Facebook?

 

Crie uma página

 

Utilizar o Facebook para seu negócio é bem diferente do que usar para fins pessoais. Você não deve criar um perfil para sua empresa, mas uma página. Ao contrário do perfil pessoal, uma página oferece mais opções que ajudam tanto no alcance, como no monitoramento de resultados.

 

Para criar uma página no Facebook, é bem simples. Antes de tudo, você deve ter um perfil pessoal na rede. Depois de efetuar o login no seu perfil, há muitos botões em partes diferentes na rede social para criar uma página. Para ficar mais fácil de entender, você irá clicar em qualquer um desses botões de criar uma página e será direcionado automaticamente para o link http://www.facebook.com/ pages/create.php após isto. O próximo passo é escolher qual tipo de página você deseja criar, como:

 

  • Negócios locais ou local
  • Empresa, organização ou instituição
  • Marca ou produto
  • Artista, banda ou figura pública
  • Entretenimento
  • Causa ou comunidade

 

Dentro de cada categoria há uma subcategoria. Após escolher o segmento da página, você deve definir o nome dela.

 

O Facebook irá mostrar as diversas configurações da sua página após ela ter sido criada: adicionar uma foto de perfil e uma de capa, uma breve descrição e o nome da página.

 

 

Configure sua página adequadamente

 

A foto de perfil será um dos principais elementos que seu público irá ver no Facebook. Ela irá aparecer em muitos momentos, como quando sua página publicar algo e for visitada por alguém.

 

Utilize uma imagem que identifique sua empresa. Lembre-se que a foto de perfil da sua página deve ser quadrada. Formatos diferentes deste não serão adequados e você terá que cortar a imagem. Recomenda-se que a imagem para o perfil seja no mínimo 180x180px para não haver distorções.

 

Outro elemento importante é a sua foto de capa. Ela é vista quando alguém visita sua página. A capa da sua página é algo bem versátil. Pode ser utilizada para uma promoção, demonstrar valores, visões ou o slogan da empresa, foto da sua empresa ou de qualquer outra coisa que tenha ligação com ela. Recomenda-se que esta imagem tenha no mínimo 851x315px.

 

Em toda página do Facebook há a seção “Sobre”. Lá, você tem acesso a diversas personalizações de informação sobre a página e a empresa. Telefone, endereço, endereço de e-mail e outros detalhes da empresa.

 

Outro elemento importante é a URL, que deve amigável, fácil de ser lembrada e escrita. Pense bem antes de defini-la, pois depois é complicado de alterá-la.

 

 

Personalize sua página

 

Mesmo com tantas mudanças que o Facebook faz nos formatos visuais das páginas, um elemento sempre se mantem presente: as abas personalizadas. Elas também são chamadas de categorias e se localizam abaixo da foto de perfil abaixo, como uma lista. É possível escolher 27 opções de categorias.

 

Estas abas podem ser uma página de produto, endereço da loja, vagas de emprego disponíveis e outras coisas. Para saber o que colocar na sua página, pense o que um visitante da sua página precisaria ver para tomar sua decisão de compra. A customização das abas é feita com iFrames, basicamente um documento em HTML dentro de outro documento HTML.

 

Outros elementos que fazem toda a diferença são os botões de Call to Action. Eles se localizam abaixo da capa e tem o objetivo de incentivar o visitante a tomar uma ação, como ligar, comprar, reservar, usar aplicativo, jogar, saber mais, dentre outras. Não há custos para adicionar um botão.

 

Crie conteúdo de qualidade para o seu público

 

Obviamente, apenas criar a página da sua empresa não fará muita diferença. Você precisa alimentá-la com conteúdo de qualidade para o público e manter uma frequência de publicação.

 

Publique materiais atrativos que engajem seu público. Comentários, curtidas e compartilhamentos trarão mais visibilidade ao seu negócio e, consequentemente, isto aumentará suas possibilidades de negócio.

 

1. Tenha um objetivo e estratégia

 

Estabeleça um objetivo e metas claros para o uso da página do Facebook e defina uma estratégia para alcançar este objetivo.  Assim, você conseguirá traçar um caminho a ser seguido e isso trará mais resultados.

 

2.Atualize seu conteúdo com frequência

 

Diferente da televisão, rádio e outros canais de comunicação, o Facebook é movido pela produção e disseminação de conteúdo. Ou seja, você precisa postar com frequência para continuar atraindo novos seguidores e não ser esquecido.

 

3. Dê voz humana para o seu negócio

 

Os usuários do Facebook gostam de interagir com outras pessoas.  Não há nada de impessoal quando uma página se adequa a isto. O administrador deve ser capaz de interagir com o público de forma humana, capaz e simpática para conseguir estreitar o relacionamento entre o público e a marca.

 

4. Use imagens e vídeos

 

Elementos visuais são muito atrativos. Imagens e vídeos são elementos que deixam a página mais interativa e o conteúdo mais interessante.

 

5. Seja interativo

 

O Facebook não deve ser monótono. Afinal, quem é que não gosta de algo divertido e animado? Posts que geram comentários, ofertas, concursos, jogos e pesquisa são muito bons para promover a interatividade da página com o público.

 

6. Invista no Facebook Ads

 

Com o Facebook Ads é possível aumentar o alcance do seu conteúdo. Você pode criar anúncios tanto para divulgar o conteúdo da página quanto os produtos, serviços, promoções e etc. Este tipo de anúncio permite que você segmente-o de acordo com o público que você quer atingir para alcançar quem importa e ter um melhor custo benefício.

 

7. Use o Facebook Insights

 

O Facebook Insights é como um Google Analytics para a rede social. Com ele é possível analisar mais sobre as pessoas que interagem com a sua página. Assim, você pode criar postagens mais efetivas já que irá conhecer melhor o seu público e saber sobre suas necessidades e interesses.

 

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Fontes

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