Ioga durante a menopausa

Ioga durante a menopausa

A saúde física de uma mulher durante a menopausa depende do bom funcionamento de suas glândulas endócrinas. Apesar da ampla cobertura da mídia sobre a terapia de reposição hormonal, é fácil ignorar o fato de que, se todas as nossas glândulas hormonais funcionassem adequadamente, na maioria dos casos, elas nunca iriam parar de produzir todos os hormônios de que uma mulher precisa. Muitas mulheres recorrem à prática de ioga durante a menopausa. E isso não é coincidência. Primeiro, por volta dos 50 anos, a mulher tem mais tempo livre do que deseja gastar consigo mesma. Em segundo lugar, ela busca a paz de espírito e o relaxamento que a prática iogue pode proporcionar. Iogaajuda uma mulher em um período tão difícil para ela regular as oscilações de humor e reduzir significativamente o nível de depressão e nervosismo devido ao efeito de equilíbrio sobre o funcionamento do sistema hormonal.

Muitos dos sintomas comumente associados à menopausa, como irritabilidade, depressão e várias sensações dolorosas, são exacerbados pela incapacidade banal da pessoa de lidar com o estresse. Os hormônios secretados pelas glândulas supra-renais nos permitem enfrentar melhor as situações estressantes e simplesmente desagradáveis ​​da vida. No entanto, muitas mulheres – talvez até a grande maioria – entram na menopausa com as glândulas supra-renais já esgotadas pelo fardo de muitos anos de tarefas diárias na família e no trabalho. Se sua vida está sob o signo de estresse crônico, ou se você teve que sofrer algum tipo de doença, isso pode significar que você forçou suas glândulas supra-renais a trabalhar sete dias por semana e sem intervalo para o almoço, deixando-as sem chance de um recuperação total.

Os benefícios da ioga na menopausa

A ioga é boa principalmente porque os asanas e as práticas de respiração têm um poderoso efeito de cura não apenas nos músculos e tecidos ósseos, mas também nos órgãos internos e nas glândulas hormonais. Este sistema de exercícios mais antigo reduz os efeitos adversos das alterações hormonais durante a menopausa, restaurando o equilíbrio do sistema endócrino. O ioga equilibra as mudanças hormonais características desse período. A prática regular de todos os tipos de posturas: em pé, sentado, deitado, curvando-se para a frente e para trás, torções e posturas invertidas estimulam e ativam todas as glândulas, órgãos, tecidos conjuntivos e células do corpo. Asanas invertidas são especialmente importantes durante a menopausa, pois têm um efeito tremendo no sistema neuroendócrino, permitindo o sangue oxigenado é direcionado às glândulas localizadas na cabeça e no pescoço. Em cada postura de ioga (asana), diferentes órgãos e glândulas estão localizados em diferentes posições anatômicas, o que contribui para seu melhor suprimento de sangue, oxigenação, massagem suave; como resultado, o efeito de relaxamento é alcançado, enquanto – devido à estimulação luminosa – o tom necessário é mantido. É importante ter em mente que todos os sintomas da menopausa estão interligados, ou seja, se você começar a fazer ioga para aliviar a ocorrência de um sintoma desagradável, geralmente isso leva a uma cura de todo o corpo.

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Cada como resultado, o efeito de relaxamento é alcançado, enquanto – devido à estimulação luminosa – o tom necessário é mantido. É importante ter em mente que todos os sintomas da menopausa estão interligados, ou seja, se você começar a fazer ioga para aliviar a ocorrência de um sintoma desagradável, geralmente isso leva a uma cura de todo o corpo. Cada como resultado, o efeito de relaxamento é alcançado, enquanto – devido à estimulação luminosa – o tom necessário é mantido. É importante ter em mente que todos os sintomas da menopausa estão interligados, ou seja, se você começar a fazer ioga para aliviar a ocorrência de um sintoma desagradável, geralmente isso leva a uma cura de todo o corpo. Cadaasana tem um grande número de tipos de efeitos em todos os sistemas do corpo.

Asanas para equilibrar hormônios

Posturas de ioga que giram o corpo quase ou completamente, como inclinar-se para a frente a partir de uma posição em pé, pose de cachorrovoltado para baixo e outros asanas invertidos estimulam o sistema endócrino e, especialmente, a glândula pituitária. Localizada no centro do cérebro, essa pequena glândula é responsável por regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando a manter a temperatura corporal constante e controlando as alterações hormonais características da menopausa. As flexões para a frente afetam suavemente a cavidade abdominal, massageiam o útero e outros órgãos pélvicos. Quando saímos da postura e o impacto para, os órgãos recebem instantaneamente uma dose de sangue fresco e oxigenado e, como resultado, nos sentimos revigorados e renovados. Essa alternância de compressão e subsequente retração melhora a função ovariana e promove a produção uniforme de hormônios sexuais. Torcer e dobrar para trás melhora o funcionamento das glândulas hormonais, ajudando-os a aumentar a quantidade de estrogênio no corpo. Essas posições também estimulam os rins para ajudar a eliminar os resíduos do corpo.

A ioga ajuda a manter a saúde dos órgãos pélvicos, aumentando o fluxo sanguíneo e o suprimento de oxigênio para os órgãos reprodutivos; sua energia é restaurada, enquanto o sistema nervoso se acalma e o sistema endócrino se normaliza. Existem três asanas conhecidas na ioga como posturas restauradoras que podem ser recomendadas para a prática diária durante a menopausa:   supta baddha konasana , viparita karani , setu bandha sarvangasana .

Supta baddha konasana é uma das posturas principais e é considerada uma das posturas mais eficazes para regular e equilibrar o ciclo menstrual feminino. Essa postura é a melhor maneira de aliviar os sintomas desagradáveis ​​causados ​​pela menopausa. O fluxo sanguíneo flui para a pequena pelve, enriquecendo os órgãos reprodutivos e as glândulas hormonais com oxigênio, contribuindo assim para a manutenção de seu trabalho equilibrado. A postura alivia a tensão e os espasmos no abdômen, útero e vagina. Este asana é especialmente benéfico para quem sofre de pressão alta, dores de cabeça e falta de ar.

A viparita karani é realizada com as pernas levantadas na parede e a pelve elevada sobre um rolo ou manta dobrada. Se suas pernas ficarem cansadas, basta cruzá-las, dobrando os joelhos e colocando-as mais perto da parede. Essa postura estimula os barorreceptores no pescoço e na parte superior do tórax, usando reflexos que reduzem a transmissão da tensão nervosa às glândulas supra-renais; desacelerar o batimento cardíaco; acalmar a frequência das ondas cerebrais; aliviar a tensão do sistema venoso.

Setu bandha sarvangasana estimula suavemente as glândulas supra-renais, ajudando assim a combater a depressão, a tensão nervosa e a insônia.