Criar conteúdo relevante é um dos maiores desafios no marketing de conteúdo. Cada vez mais empresas e marcas investem na criação de conteúdo para conquistar novos clientes. Mas não é tão fácil como parece.

 

O conteúdo é a peça principal de uma estratégia de marketing de conteúdo. Portanto, cada detalhe deve ser pensado cuidadosamente, como definir o assunto, pesquisar, embasar e aprofundar seu conteúdo.

 

O Marketing de Conteúdo consiste em atrair pessoas por meio de conteúdo relevante

 

11 dicas incríveis para criar conteúdo relevante

 

Como esta tarefa é muito importante mas não á fácil, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a produzir conteúdo relevante.

 

1. Foque no público alvo

 

Quem irá consumir o seu conteúdo serão seus leitores. Foque mais neles do que nos mecanismos de busca.

 

Para que sua audiência tenha interesse no seu conteúdo, você deve escrever assuntos que seus leitores tenham afinidade. Sua audiência vai ler o que estiver procurando. Então, publique o que ela estiver procurando, descubra suas necessidades e dores e utilize isto para produzir o seu conteúdo.

 

Defina seu público e escreva o conteúdo certo, para a audiência certa, na hora certa.

 

2. Mapeie sua persona

 

Para cumprir com sucesso a dica anterior, é ideal mapear uma persona, que é uma representação do seu cliente ideal.

 

Ao ter uma persona definida, você sabe os gostos, desafios, objetivos e dores do seu cliente ideal. Isto torna a produção de conteúdo mais fácil e eficaz por ter o foco no cliente ideal. Você pode utilizar ferramentas online, como o Gerador de Personas da Rock Content.

 

3. Organize suas ideias

 

Durante a produção do conteúdo pode ser que algumas coisas sejam alteradas. Novas ideias podem surgir e as antigas podem ser descartadas. Isto pode acontecer até mesmo com o tema.

 

Para não se perder durante a produção a dica é organizar as ideias e se colocar no lugar da persona. Veja se o conteúdo realmente é interessante e relevante.

 

Para organizar as ideias, você pode anotá-las em algum lugar ou utilizar ferramentas de organização de conteúdo. O Trello, por exemplo, é uma plataforma estilo post-it que permite criar quadros, cartões, organizá-los da melhor forma, criar times e adicionar membros. Com uma ferramenta dessa, a produção de conteúdo fica mais organizada e isto resulta em uma produtividade maior.

 

4. Escreva um tópico por post

 

Escrever apenas um assunto por post para seu texto ficar mais fácil de ser compreendido e seus leitores não ficarem confusos. Leitores confusos resultam em pessoas saindo da página ao perceberem que não estão entendendo o conteúdo, e isso influencia no seu posicionamento no Google.

 

5. Utilize exemplos práticos

 

Assim como professores fazem para que seus alunos memorizem o conteúdo, você deve utilizar exemplos práticas no seu conteúdo. Isto facilita a memorização, torna o conteúdo mais leve e mais fácil de ser compreendido.

 

Exemplos ajudam a fixar o assunto e fazem sua persona se engajar mais com seu conteúdo.

 

6. Traga dados

 

Dados e números são uma forma interessante de mostrar autoridade e veracidade no assunto. Além disso, tornam a informação ainda mais relevante.

 

7. Deixe a leitura com ritmo

 

A leitura de um texto fica ainda melhor se ele tiver ritmo. Alterne entre frases curtas, para poupar a energia do leitor, e frases mais longas e elaboradas, para utilizar a energia do leitor para partes importantes.

 

Essa técnica foi desenvolvida por Gary Provost. O texto fica mais dinâmico e agradável de se ler. Assim, seu leitor não achará seu conteúdo entediante.

 

8. Use conteúdo visual

 

Mesmo que o texto seja o formato mais em alta, o conteúdo visual é muito atrativo e ajuda a memorizar o conteúdo. Infográficos e vídeos, por exemplo, estão a cada dia sendo mais usados.

 

Segundo uma pesquisa feita pela eMarketer, até 2020 cerca de 82% do tráfego da internet estará concentrado nos vídeos. Isto indica que o consumidor está mudando a forma de consumir conteúdo. Portanto, é necessário adaptar a esta nova forma de consumo e de se comunicar.

 

9. Mantenha a frequência

 

Publique frequentemente. Uma frequência bem determinada ajuda a ser encontrado nos mecanismos de busca. Além disso, atualiza o seu conteúdo e mostra aos leitores que sempre haverá um novo conteúdo disponível.

 

10. Mantenha seus textos e imagens sempre formatados

 

Crie e mantenha uma formatação organizada em seus textos para seu leitor se sentir confortável, ler com facilidade e seu texto ter escaneabilidade.

 

Para facilitar a leitura utilize tópicos, inclua subtítulos, deixe espaços em branco no seu texto e utilize imagens. Já o tamanho do seu texto deve ser o necessário para desenvolver um conteúdo relevante e interessante sem ser cansativo.

 

11. Aproveite este momento para a conversão

 

Qual a finalidade do seu conteúdo? Conversão é exatamente isto – a ação que você espera que o seu visitante toma ao entrar no seu site/conteúdo. Pode ser que a finalidade seja o cadastro do leitor em sua newsletter, uma venda, preenchimento de um formulário ou outra coisa. Defina a ação que você quer que seu leitor tome em cada post antes de começar a produzir seu conteúdo.

 

 

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Fontes

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