O Facebook é uma rede social de grande alcance ótima para os negócios. Já falamos sobre o marketing do Facebook para empresas. Agora, explicaremos melhor sobre o Facebook Ads e como esta plataforma de anúncios pode ajudar no seu negócio.

 

O que é Facebook Ads?

Se você é um usuário do Facebook, provavelmente já viu um anúncio do Facebook Ads na sua timeline.

O Facebook Ads é uma plataforma de anúncios própria da rede social. Pessoas comuns e empresas podem usar esta plataforma para criar anúncios de diversos tipos, não somente propagandas da sua marca, mas conteúdos, materiais e outros tipos de postagem.

Com o uso de algoritmos, o Facebook Ads consegue atingir pessoas que se encaixam na segmentação configurada pelo criador do anúncio.

 

Anúncios do Facebook Ads

 

Por que fazer anúncios?

Sem a criação de anúncios, a única forma de uma empresa conquistar visibilidade é o tráfego orgânico. Ou seja, sua audiência chegará até você apenas se pesquisar uma palavra relacionada ao seu conteúdo ou se já tiver algum relacionamento com sua empresa nas redes sociais.

Restringir-se apenas a estratégia orgânica é arriscado e pode não trazer resultados. Já pagar por anúncio é diferente. O tráfego pago aumenta sua presença online atingindo pessoas que já conhecem e que ainda não conhecem sua marca.

Imagine fazer isto em uma rede com cerca de 100 milhões de usuários no Brasil. O Facebook Ads é ideal para promover ofertas, criar audiência, impactar pessoas e aumentar a visibilidade da sua marca.

 

Tipos de Anúncios

O Facebook disponibiliza 10 tipos de anúncios:

 

1. Reconhecimento da marca

O seu objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca? Esta é o tipo de anúncio ideal. O propósito desta opção é alcançar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios para obter reconhecimento da sua marca.

 

2. Alcance

Este tipo de anúncio é usado para alcançar o número máximo de pessoas no seu público e ter controle da frequência que eles veem seu anúncios. Isto pode ser aplicado para promover um anúncio em um raio nas imediações, ótimo para um negócio local que deseja alcançar quem está próximo.

 

3. Tráfego

É recomendado utilizar este tipo de anúncio para direcionar o tráfego do Facebook para uma página externa.

 

4. Envolvimento

Com um anúncio do tipo envolvimento há três tipos de opções: envolvimento com a publicação, curtidas na página e participações no evento.

A opção “envolvimento com a publicação” permite impulsionar publicações pelo Gerenciador de Anúncios. Isto permite a sua publicação ganhar mais curtidas, ser comentada e compartilhada mais vezes.

Para a opção “curtidas na página” tem o objetivo de promover o conhecimento e as curtidas na página. Mas lembre-se: não adianta ter várias curtidas se estas pessoas não estiverem engajadas e interessadas no seu produto e conteúdo.

A terceira e última opção, “participações no evento”, tem o propósito de promover um determinado evento criado no Facebook por meio de anúncios.

 

5. Instalações do aplicativo

Se a sua página ou empresa possui um aplicativo, veicule o download neste anúncio para o público selecionado. Ao clicar no anúncio, o usuário é direcionado para o download do aplicativo.

 

6. Visualizações do vídeo

Os vídeos são muito apreciados no Facebook e geram engajamento. Por isso, você pode utilizar este tipo de anúncio para divulgar um conteúdo promocional ou algum conteúdo da sua página.

 

7. Geração de cadastros

Caso você queria coletar informações de potenciais clientes para entrar em contato com eles, este é o tipo de anúncio ideal. Os anúncios de cadastro ajudam a capturar a atenção de pessoas interessadas no seu negócio e a coletar informações de contato.

 

8. Conversões

O propósito deste tipo de anúncio é fazer com que os usuários executem uma ação específica em seu site, como comprar um produto ou serviço e assinar uma lista de e-mail.

Com este tipo de anúncio é possível analisar o índice de conversão dos seus anúncios em métricas mais sólidas.

 

9. Vendas do catálogo de produtos

Este tipo de anúncio é novo no Facebook. Com ele é possível criar um anúncio que mostre produtos do seu catálogo com base no seu público alvo. Ótimo para gerar vendas.

 

10. Visitas ao estabelecimento

O Facebook criou este tipo de anúncio recentemente para empresas físicas e eventos locais. Você pode criar um anúncio para atrair visitas ou divulgar um evento local, estipulando um raio de alcance.

 

 

Conceitos fundamentais para criar anúncios no Facebook Ads

 

1. Pixel de Conversão

O pixel de conversão gera uma pequena linha de código que permite o acompanhamento da eficiência do impulsionamento de um anúncio que leve seu usuário para um outro site, como um blog ou um canal de vídeo.

 

2. Feed de notícias

O Feed de notícias é onde tudo que o usuário tem contato, pesquisa e tem interesse irá aparecer.

 

3. ROI/ROAS

No Facebook Ads, o ROAS (Return over Ad Spend) significa o Retorno Sobre Gasto em Ad, como o tão conhecido ROI. Ele calcula o quanto de receita foi gerada por cada dólar investido na campanha e mostra a efetividade dela.

 

4. Conversion Lift

O Conversion Lift (Conversão Elevada) é uma ferramenta que permite medir o impacto que os anúncios têm no seu negócio. Você e seu time de marketing podem saber quanto de receita adicional está sendo gerada com estes anúncios.

 

5. Público e segmentação

Sempre que criar um anúncio o Facebook lhe solicitará a definição do público que você quer atingir. A segmentação é feita por localização, idade, gênero, idiomas, diversos dados demográficos, interesses, comportamento e conexões.

 

6. Orçamento e programação

O orçamento é o dinheiro que será investido no anúncio

Há duas linhas diferentes. A primeira é o orçamento diário, que é o quando você deseja gastar em cada dia de anúncio.

A segunda é o orçamento vitalício, que é o quanto você quer gastar durante a vida útil do seu anúncio.

Você pode definir se o anúncio será optimizado por CPM (custo por Mil impressões) ou por CPC (Custo por Clique) de acordo com o seu objetivo.

Anúncios por CPM são indicados para reconhecimento de marca. Já os CPC são para envolvimento do público.

 

 

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Fontes:

1,2,3,4

 

 

 

 

3 comentários

    1. Que bom que o nosso conteúdo está contribuindo para o seu aprendizado 🙂
      Em breve postaremos sobre cursos para Facebook Ads. Fique de olho em nosso blog!

  1. O Facebook ADS tem sido uma enorme fonte de tráfego e renda para quem trabalha com marketing digital ou até mesmo com um negócio físico. Muito boa a matéria. Conquistaram mais um seguidor!

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