O Instagram é um espaço ideal para promover um negócio. Uma das redes que apresentam o maior crescimento e engajamento, esta plataforma permite a publicação de vídeos e fotos. Este conteúdo visual é o tipo de publicação mais compartilhado em todo o mundo. 

 

Por que usar o Instagram em seu negócio? 

 

Segundo dados do L2 Business Inteligence, em dezembro de 2013 o Instagram tinha 150 milhões de usuários e apresentava um engajamento 15 vezes maior que o Facebook. Ou seja, os usuários do Instagram comentam e curtem mais.  

Um ano depois, o Instagram dobrou o número de usuários, chegando aos 300 milhões, que compartilham mais de 70 milhões de fotos e vídeos todos os dias. De acordo com algumas estatísticas, vídeos e fotos são as publicações mais compartilhadas em Social Media, ou seja, exatamente o que a plataforma do Instagram permite ser publicado.  

Isto mostra que esta é uma rede social com um alto nível de engajamento e crescimento. Um ótimo lugar para uma empresa vender.  

Outro ponto positivo do Instagram é ele ter sido comprado pelo Facebook, em 2012. Com esta compra, os recursos publicitários do Facebook passaram a ser compartilhados com o Instagram.  

 

 

Como usar o Instagram para promover o seu negócio 

 

Para usar o Instagram no seu negócio, primeiramente, você deve saber se o seu público está nesta rede e como ele a usa.  

Em redes sociais como Twitter e Facebook, é comum encontrar pessoas em busca de informações. Já no Instagram, o foco está totalmente no visual. Por isso, é preciso alinhar os objetivos de sua empresa com o uso de imagens e vídeos que sejam interessantes para seu público no Instagram. Em outras palavras, é preciso adequar sua mensagem ao meio. 

Para produtos físicos, como roupas por exemplo, isto é mais fácil. Fotos das roupas e de modelos as vestindo são a primeira coisa a vir na mente. Já produtos digitais e serviços são mais difíceis e necessitam de uma atenção maior para a elaboração do conteúdo. 

Não esqueça que seu perfil deve estar público. É um desperdício se esforçar tanto para promover o negócio se o seu perfil estiver fechado, o que limita o conteúdo apenas para quem o segue. 

 

 

Dicas para encantar o público 

 

1- Conte uma história 

Postagens ligadas uma as outras criam um enredo que envolve o usuário e o faz seguir e acompanhar o perfil esperando por mais. 

 

2- Escreva um texto para a imagem 

Uma imagem com um texto curto, fácil de entender e com layout limpo. Pode ser uma frase de alguém famoso, um texto motivacional ou até mesmo um poema. Não se esqueça que isto deve estar alinhado aos seus objetivos. 

A legenda não deve repetir o que está escrito na imagem. Ela deve servir como uma extensão, reforçar a chamada e o contexto ou adicionar mais informações. 

 

3- Mostre os bastidores do seu negócio 

Mostre como sua empresa funciona, a equipe, como algum material foi produzido, o “por trás das câmeras” de uma forma atrativa. Quando um seguidor vê os bastidores, ele se sente mais íntimo com seu negócio.

 

4- Conte onde você está 

Sua empresa está participando ou realizando um evento, está com sede nova, possui outras filiais ou franquias, está aberta a visitas ou coisas do tipo? Diga onde você está. Faça o uso da geolocalização ao compartilhar a foto ou vídeo.  

 

5- Use conteúdo dos seus seguidores 

Crie uma hashtag exclusiva para o seu negócio e incentive seus seguidores a usar ela. Você pode repostar estas fotos no perfil ou reutilizar em alguma campanha. Esta prática é uma ótima maneira de promover a marca e melhorar o relacionamento com o público. 

Algumas lojas de roupa, como a Hering, repostam fotos de pessoas influentes no seu perfil. Já restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do ramo alimentício repostam as fotos que seus clientes postam da comida. Esta prática demonstra que sua marca é confiável e tem a aprovação de muitas pessoas. Isto gera confiança no seu negócio.  

 

6- Crie sorteios e concursos com o uso de fotos 

Esta prática pode aumentar o número de seguidores e gerar mais engajamento com a marca. Porém, após o sorteio ou concurso ser encerrado, muitas pessoas irão deixar de seguir o perfil por não ter mais interesse.  

Muitas empresas sorteiam brindes pelo Instagram. Algumas pedem para que o usuário poste uma foto com o perfil da empresa mencionado ou alguma hashtag em específico. Outras postam uma foto oficial do concurso em que o usuário, para participar, deve curtir a foto, seguir perfis indicados e marcar amigos nos comentários.  

Há diferentes meios de executar esta prática. Mas é fundamental que esteja tudo bem definido e tenha um objetivo. 

 

7- Crie anúncios que não se pareçam com anúncios 

Uma ótima maneira de criar anúncios que não tenham cara de anúncio é imitar os seus clientes. Poste fotos e vídeos como se fossem de um pessoa, não de uma empresa que quer vender.  

 

8- Conquiste seguidores com o visual 

Os usuários do Instagram buscam por fotos e vídeos interessantes. Ou seja, o essencial de uma postagem nesta plataforma deve estar contido no visual. Ela deve ser interessante ou bonita para alguém se envolver com ela. 

 

9- Interaja 

Comente nas fotos dos seus seguidores ou de pessoas que tenham perfil para isso. Responda à comentários no seu perfil. Mas claro, tome cuidado. Não force a barra, não seja inconveniente e não fuja do contexto do seu negócio.  

 

10- Compartilhe em outras redes 

O conteúdo do seu Instagram pode ser compartilhado em outras redes como o Twitter, Faceboo e blog. O conteúdo de cada uma das redes pode estar ligado e direcionado ao de outra.   

 

11- Vídeos DIY, manual de instruções e dicas rápidas 

Como criar vídeos interessantes? Pode ser um Do It Yourself ensinando algo interessante e que tenha a ver com seu negócio, um vídeo que instrua como usar o seu produto ou serviço ou um vídeo de dicas rápidas. Estes tipos de vídeo envolvem mais o público por apresentarem um conteúdo interessante e de utilidade. 

 

 

Como usar a hashtag? 

Muitas pessoas e empresas usam a hashtag para evidenciar uma frase curta ou por acharem ser uma tendência. Na verdade, a hashtag é uma forma de organizar o conteúdo por palavras chave. Usar a hashtag certa pode fazer com que muitas pessoas encontrem o seu perfil.   

 

  • Cuidado ao criar a hashtag 

Crie uma hashtag fácil de ser escrita. Não use espaços e caracteres especiais. Por exemplo, se você criarmos #sapienssolutions, há mais chances das pessoas escreverem certo. Ao contrário de #sapiens_solutions, que pode ser escrita por engano de diferentes jeitos: #sapiens solutions, #sapiens.solution, #sapienssolutions.  

 

  • Não exagere na # 

Colocar muitas hashtags em uma publicação não deixará sua foto mais atraente e pode até espantar seus seguidores. O ideal é que cada imagem ou vídeo tenha no mínimo uma e no máximo três hashtags e que todas tenham a ver com a publicação. 

 

  • Use hashtags contextualizadas 

Hashtags próprias e que possuem menos resultados na busca fazem com que sua publicação seja mais fácil de ser encontrada. 

Além disso, use hashtags que realmente condizem com o conteúdo e a empresa. Não adianta colocar uma hashtag que apresente poucos resultados na busca se ela não fizer sentido na sua publicação. 

 

Instagram for business 

Em Junho de 2016, o Instagram lançou sua ferramenta para empresas. Nomeada de Instagram for Business, ela possibilita a criação de perfis de negócios, métricas e a criação de anúncios dentro do aplicativo.  

Para criar uma conta corporativa basta ir as configurações no Instagra, clicar no ícone referente ao perfil empresarial e preencher os formulários. 

Para criar esta ferramenta, a empresa entrevistou centenas de empresas para entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. A partir disso, três pontos ficaram evidentes: as empresas desejavam se sobressair no Instagram, queriam mais informação sobre sua performance após publicar e, por fim, atingir mais pessoas. 

Com estas respostas, o Instagram criou estas três ferramentas para o Instagram for Business: 

 

1- Business Profiles 

Esta ferramenta gratuita permite que a empresa configure como quer ser encontrada por seus clientes. Pode ser por e-mail, telefone ou mensagem. O Business Profiles também permite acessar métricas e promover posts. 

Só é possível abrir um perfil de empresa caso ela tenha uma página no Facebook. Segundo o Instagram, as credenciais de pagamento do Facebook podem ser usadas na plataforma do Instagram e as informações de endereço, telefone e website podem ser importadas. 

 

2- Insights 

A ferramenta Insights mostra ao negócio informações sobre quem segue o perfil no Instagram e quais publicações ficam melhores. Ao conhecer sua audiência, seu comportamento e dados demográficos, fica mais fácil criar conteúdo relevante e saber quando publicar. 

 

3- Promoção 

Diretamente de dentro do aplicativo, é possível transformar publicações em anúncios. Basta adicionar um botão encorajando sua audiência a interagir em um post já publicado. Para escolher o público alvo, você pode fazer isto manualmente ou deixar que o Instagram faça. Defina o período que deseja que o post seja promovido e pronto. Simples, rápido e fácil de fazer, diretamente pelo aplicativo. 

 

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Fontes:

1,2,3,4,5,6,7

 

 

 

 

 

 

 

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